Um artigo muito interessante, do site "NOS DIAS DE NOÉ", falando dos diversos perigos causados pelos perfumes.
Perfumes sintéticos podem interferir no equilíbrio neuro-endócrino, alterando o "comportamento" dos hormônios e até nossas emoções, de maneira imprevisível.
Da mesma forma que os óleos essenciais são utilizados na aromaterapia para tratar desequilíbrios emocionais e físicos, os aromas artificiais não poderiam causar reações desconhecidas?
Os casos de Sensibilidade Química Múltipla (SQM) vem aumentando a cada dia em todo o mundo e já começam a aparecer aqui no Brasil, apesar da descrença de muitos médicos brasileiros, que tentam enquadrar tais pacientes em qualquer outra patologia mais "popular" por aqui.
Paralelamente a "epidemia" de tireoidite parece ter se espalhado e muitos médicos já a relacionam com excesso de toxinas, entre outras causas.
Nas propagandas de TV, vemos diariamente imagens de famílias felizes, crianças fofas e saudáveis e mulheres lindas que atraem a atenção dos rapazes nas ruas... anunciando amaciantes cujas fragrâncias trazem sensações de conforto e alegria, perfumes da moda com nomes de celebridades, que prometem atrair sucesso e o sexo oposto... Nos rótulos, cada vez mais e em letras marcantes, lemos coisas como:
"MUITO MAIS PERFUME !!!".
"MUITO MAIS PERFUME !!!".
A vida (real), infelizmente, não é mais tão "linda" quanto nos dizem em tais comerciais... Basta desligar a TV por um instante, e dar uma olhada nos postos de saúde e hospitais para ver a grande quantidade de crianças com problemas respiratórios e mulheres com distúrbios hormonais.
Quais seriam os efeitos dessas toxinas em nossa saúde, a curto e longo prazo? Vale a pena dar uma olhadinha, sobretudo os que ainda acreditam que somente os alérgicos devem evitar os perfumes:
Fernanda, acabei de encontrar seu blog na internet e ja li praticamente todas as suas matérias. Sou muita alergica, principalmente a fragrâncias! Tenho enxaqueca, mesmo que o produto tenha apenas aquele cheirinho "fraco e inofensivo" (que convenhamos, às vezes são os piores, pois são persistentes!!). Adorei descobrir essa linha sem perfume, Median, e inclusive acabei de fazer o pedido de dois produtos para cabelo que eu espero que chegue logo, é muito difícil não ter opção nenhuma para produtos de uso diário. Parabéns pelo blog, continuarei te seguindo para mais diquinhas não perfumadas haha beijos!!
ResponderExcluirOi Camila!!! Fico feliz de saber que o blog está sendo útil. Isso não tem preço. :) Eu sei como é. Esses perfumes "inofensivos" também me dão a maior dor de cabeça. Sem trocadilhos! rss É mesmo bem difícil encontrar produtos sem perfume principalmente para os cabelos, por isso a Median é muito importante pra mim. Eu uso praticamente toda a linha deles. Parece propaganda mas não é! rss Mas eu gostaria que existissem mais opções de produtos sem perfume a venda nos mercados. Eu te agradeço muito por acompanhar o blog e te convido também para nossa comunidade do Facebook: https://web.facebook.com/comunidadeblogsemperfume/ Um grande abraço! ;)
ExcluirOla Fernanda, que alegria em encontrar esse blog, as vezes chego a me sentir um E.T. nesse planeta cada vez mais perfumado, me sinto muito mal diante de tantos cheiros, desde produtos de limpeza a perfumes e fora a dificuldade no ambiente de trabalho onde as pessoas usam perfumes cada vez mais fortes e enjoativos. Estou contente com as dicas encontradas aqui e com certeza de agora em diante serei uma seguidora e divulgadora desse blog
ResponderExcluirOlá! A alegria é minha por saber que o que escrevo pode estar ajudando, mesmo que um pouquinho. Eu te entendo, porque também me sinto assim e a maioria das pessoas não acredita que os perfumes nos façam mal. Na realidade os perfumes não fazem mal só para nós que somos sensíveis. Como produtos químicos, eles também afetam a saúde de outras pessoas, de diferentes formas, embora elas possam não perceber de imediato. Eu também não entendo a necessidade de usar produtos cada vez mais fortes. Penso que isso ao invés de atrair, afasta as pessoas, mesmo quem não é alérgico. É o caso da minha mãe, que não tem alergia mas de vez em quando chega em casa e comenta que tá ficando difícil passar no corredor de produtos de limpeza do mercado ou então que no ônibus tinha alguém assim, que tomou banho de perfume. Aff. Desnecessário, né? Obrigada por acompanhar o blog e um abraço! Ah!!! E te convido pra comunidade lá no Face: https://web.facebook.com/comunidadeblogsemperfume/
Excluirola, como vai ? estava navegando na net procurando uma solução...tenho um filho de 15 anos que tem renite alergica e asma...adolescente é muito vaidoso, e quer lavar cabelo, todo dia, usar um produto pra cheiro nas axilas...ta complicado ,gostaria de daber se existe no Brasil sanpoo e condicionador sem cheiro...um abraço.
ResponderExcluirOlá Monica! Desculpa pela demora em responder! Ah eu sei, pra mim foi triste ter de deixar meus cosméticos também. Eu adoro fazer tratamento no cabelo e pele mas tive que deixar de usar os produtos que gostava pois todos eles tinham perfume. Então, pro cabelo uso toda a linha da Median (shampoo, condicionador, creme pra pentear, etc.) que pode ser comprada na loja virtual deles neste link: http://www.lojamedian.com.br/produtos/
ExcluirEles tem também os desodorantes Dap e sabonete líquido sem perfume. E também dá pra mandar fazer algumas coisas na farmácia de manipulação. Eu tenho pele oleosa com tendência à acne e mandei fazer um sabonete para o rosto com aloe vera, calêndula e ácido salicílico, sem perfume. Saiu mais barato que na farmácia! rss Abraço e melhoras pro teu filho!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuiz dizer : meu sódio baixava...
ExcluirOi!! Desculpe pela demora em responder!! Eu também me sinto assim e uso de máscara tem me ajudado muito também. Eu gosto de uma da marca 3M que tem filtro de carvão por isso não passa nenhum perfume. Essa parte do sódio eu não sabia. Um grande abraço! Eu agradeço muito por acompanhar o blog e te convido para nossa comunidade do Face: https://web.facebook.com/comunidadeblogsemperfume/
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNunca tinha lido nada a respeito. Alguns perfumes e fragrâncias incomodam e perturbam nosso humor. Como tudo devemos buscar informação e equilíbrio.
ResponderExcluir