O primeiro e único Blog exclusivamente sobre produtos Sem Perfume

Tab Menu 8

Tab Menu D

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Banho terapêutico para animais alérgicos

  A dica de hoje é para ajudar os animais que também sofrem de alergias de diversos tipos. 

  Minha cachorra, a Branca, sempre teve um problema sério de DAP (dermatite alérgica a picada de pulga), que causa inchaço, vermelhidão, crostas, inflamação, perda de pelo e muita, mais muita coceira mesmo. Ela fez tratamento por anos, tinha alguns períodos de “melhora” seguidos de crises terríveis onde ela ficava praticamente em carne viva, formando feridas e sangrando de tanto coçar. 

  Trocamos várias vezes de veterinário e a proposta era sempre a mesma: Corticóides por via oral, shampoos caros e controle das pulgas. Eu perguntava por que não estava funcionando e apenas mudavam o tipo de cortisona, diziam que eu precisava controlar as pulgas no ambiente, que quintal de terra dava muita pulga (agora sou obrigada a morar no concreto? Bichos sempre viveram na terra, não?) que alergia a pulga é assim mesmo e minha cachorra ficaria assim a vida toda (aquelas “maldições básicas” que alguns médicos adoram jogar quando não têm humildade para dizer que NÃO SABEM como curar alguma coisa). E tome mais cortisona. Eu não queria dar, mas a família fazia pressão afinal foi “a veterinária que passou” e ela estava sofrendo. Tempo depois a Branca já estava com hipotiroidismo, tomando hormônios e a coceira continuava. É frustrante gastar dinheiro com consultas, exames e remédios pra ver o bicho que a gente gosta ficando pior... Eu percebia ela cada vez mais cansada, irritada e inquieta, andando de um lado para o outro no quintal.

  Meses atrás a Branca teve uma crise no meio da noite em que começou resmungando e chorando baixinho. Achei que era por causa da coceira, mas logo depois ela começou a gritar e a vomitar muito. Entrei em pânico. Quando amanheceu chamamos a veterinária que a medicou e pediu exames.

  O exame de Fosfatase Alcalina (que investida doenças do fígado) deu 2.046 UI/L. Sendo que o valor normal era de 10 a 96 UI/L !!!! Eu sabia que ela estava assim por causa do excesso de cortisona e disse que ela não ia tomar mais nada porque o tal “remédio” estava matando minha cachorra. Antes era apenas uma alergia a pulga e agora além disso ela também tinha hipotireoidismo e um grande problema no fígado! A veterinária então passou um suplemento de vitaminas e plantas para desintoxicá-la. Agora ela só tomava isso, mas durante a desintoxicação a alergia voltou com tudo. As pessoas até perguntavam se ela não tinha sarna pois estava toda vermelha e sem pelos...

  Eu precisava buscar algo natural e fui procurar na net. Foi quando li em muitos sites que outras pessoas (também insatisfeitas com tratamentos ineficazes) estavam obtendo grandes melhoras com um tal de BANHO TERAPÊUTICO à base de PRÓPOLIS VERDE

  O uso terapêutico da própolis data de 300 aC. e além de sua ação antibacteriana e antifúngica, ele também apresenta atividade antiinflamatória, cicatrizante, antioxidante, hepatoprotetora e moduladora do sistema imune. Sua ação antimicrobiana é tão ampla que engloba bactérias, fungos, vírus e parasitas (incluindo PULGAS e CARRAPATOS!!!).

  Descobri que o mercado já oferece linhas inteiras de produtos a base de própolis para uso em animais que precisam tratar ou prevenir dermatites, alergias e infecções, e que a própolis verde tem desempenhado um papel importante na recuperação de muitos que, no segundo ou terceiro banho, já apresentam melhoras significativas, porque a própolis age no controle da flora microbiana da pele, impedindo a instalação de bactérias oportunistas, além de afastar os parasitas. 

  Para os animais saudáveis, o banho terapêutico também é indicado para fortalecer o sistema imunológico, evitando que ele desenvolva alergias, porque muitos manifestam isso justamente quando entram em contato com produtos convencionais (cheios de perfume!!!). Não cheguei a comprar a linha de produtos ainda, mas aqui em casa criamos nosso próprio tratamento caseiro! :)

  Começamos dando banho na Branca com sabonete de ENXOFRE, pois já havíamos tratado vários problemas de coceira em cães com grande melhora. 

  Escolhemos o da marca Granado. Ele custa em média R$6,00 e é facilmente encontrado em farmácias. É feito com base 100% vegetal, proporciona uma limpeza profunda e tem concentração de 7% de enxofre, que auxilia no controle do excesso de oleosidade.


Segue abaixo a composição: 

Elaeis guineensis oil, aqua, tristearin, elaeis guineensis kernel oil, zea mays starch, sodium hydroxide, sulfur (73,75 mg/g), calcium carbonate, talc, tetrasodium edta, etidronic acid, disodium distyrylbiphenyl disulfonate, ci 19140, cellulose gum, ci 15510.

  Ele não tem fragrância na fórmula mas tem um cheiro um pouco difícil de encarar no início, acredito que seja por conta do enxofre mesmo. rss 

  Deixamos a espuma do sabonete agir um pouquinho (cerca de uns 3 minutos) e enxaguamos muito bem.

  Depois eu preparo um enxaguante com extrato de própolis verde. Eu uso o Propomax da Apis Flora, pois ele não contém álcool. Custa em média R$20,00 e é encontrado em farmácias.
  Só misturar 2 litros de água para 40 gotas de própolis. Aí enxáguo a cachorrinha com essa mistura e deixo secar naturalmente. Isso agora, no verão. No inverno vamos ter que secá-la.

  Só sei que no terceiro banho a Branca já estava linda. A vermelhidão ficou restrita a pequenos pontos que ela ainda coça um pouquinho e os pelos já cresceram novamente!!! 

  Ela está bem mais disposta, não chora mais e dorme tranquila à noite. Tem comido bem e voltou a ser calma e alegre.

  O controle das pulgas estamos fazendo com um Spray chamado KILER, que não tem cheiro nenhum e é um pouco difícil de encontrar, mas tem em alguns Pet Shops.
 Percebo que cada vez as pulgas a tem incomodado menos. Acredito que com o passar do tempo e a frequência dos banhos ela vai ficar ainda mais resistente a elas, caso apareçam. E o mais importante é que ela está saudável, por fora e por dentro.

  Cortisona? Não obrigada. A gente quer resolver, não tapar o sol com a peneira. E a Branca vai indo muito bem...

  Espero que essa dica possa ajudar muitos bichinhos que sofrem com essas alergias tão chatas. Se você já experimentou o banho terapêutico e teve bons resultados, posta aqui! 
  
  Até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil! Comentários indelicados, grosseiros ou com palavras de baixo nível serão excluídos. No mais, sintam-se a vontade para perguntar, pedir e dar dicas, comentar o que quiser, e dar sua opinião! O espaço é de vocês!!!